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Em Administração
20/11/2020

Crescimento de micro e pequenas empresas: 6 dicas para proporcionar!

O Crescimento de micro e pequenas empresas é uma meta que deve ser perseguida e ambicionada, é objeto de muita dor de cabeça para alguns micros e pequenos empresários, que por vezes enfrentam dificuldades para vislumbrar como este crescimento da empresa pode ser alcançado.

É preciso ter em mente que fazer uma empresa crescer e desenvolver leva tempo, sendo necessário sempre manter a calma e ter paciência. Em seguida, uma boa sugestão é buscar lições de práticas aplicadas por outras empresas e aprender com suas histórias de crescimento, lembrando sempre que, por melhores que sejam as práticas, elas na maioria das vezes precisam ser adaptadas à sua realidade para que possam ser bem implantadas e aproveitadas.

É necessário, além disso, definir qual o caminho que se pretende percorrer, com metas de custo, médio e longo prazo. Somente a partir daí é que poderão ser identificadas quais outras ações se tornam necessárias, de modo a atingir esses objetivos e consequentemente fazer com que a micro ou pequena empresa mude de patamar. Um bom crescimento se faz a partir de objetivos a serem alcançados.

Sendo assim, trouxemos 6 dicas que te ajudarão no crescimento de micro e pequenas empresas:

  • Estabelecer quais são suas despesas e receitas e a partir daí faça os ajustes necessários, definindo objetivos estratégicos e um cronograma de pagamentos e recebimentos. Elabore um fluxo de caixa, a fim de utilizá-lo como base em todas as decisões envolvendo investimentos. 
  • Procure identificar quais são os talentos de seus funcionários, de modo que possam auxiliá-lo nas diferentes etapas necessárias à gestão de uma empresa, da administração ao atendimento, especialmente se o ramo de trabalho envolve contato direto com o público. Os funcionários são dos recursos que podem fazer a empresa crescer rapidamente.
  • Não tenha medo de investir em políticas diferenciadas de recursos humanos, busque ir além do básico de folha de pagamento, demissões e contratações. Não utilize como critério de contratação o mais baixo salário que conseguir pagar, a economia momentânea implica, muitas vezes, em baixa produtividade e falta de qualidade no trabalho. Ao contratar novos funcionários, procure sempre mantê-los treinados.
  • Para saber se a sua empresa é rentável, é necessário que o caixa do empreendimento e do proprietário sejam coisas distintas, com limites bem definidos, a empresa não pode funcionar como banco de crédito ilimitado para seu dono. Além de prejudicar a contabilidade do negócio, a mistura pode gerar problemas tributários para a empresa e para a pessoa física, caso haja o entendimento por parte do fisco que impostos estão sendo sonegados.
  • Evite desconhecer seus concorrentes, pelo contrário, saiba quem são e seja melhor do que eles. Não os imite. Equipamentos, procedimentos e produtos podem ser copiados, mas a qualidade e o talento das pessoas responsáveis não. Agregue valor ao seu trabalho, diferenciando-o de forma que os clientes possuam motivos para buscar a sua empresa em vez do concorrente. Seja diferenciado.
  • Busque sempre atender o cliente da melhor maneira possível: é ele quem vai proporcionar renda e lucro à empresa, e um cliente satisfeito sempre volta, além de trazer outros. Não os ignore; busque conversar com os clientes, compreender os problemas e solicitações, entender os questionamentos da perspectividade dele. Esta conversa pode trazer insights que podem levar a mudanças ou inovações necessárias, de modo a alavancar ainda mais os seus negócios, facilitando o processo de conquistar novos clientes, e, consequentemente, aumentando os lucros futuros.