Em meio a pandemia, muitas pessoas que estão desempregadas precisam procurar uma forma para sustentar suas famílias. Só no ano passado, mesmo com a crise, mais de 3 milhões de empresas foram abertas, ultrapassando o número das que tiveram suas portas fechadas em 2020.
Um investimento com pouco dinheiro para abrir um negócio significa menor risco e essa é uma excelente visão para quem está começando.Por isso, preparamos um guia rápido com 6 dicas para que o seu negócio possa crescer naturalmente, sem investimentos altos.
1- É possível abrir um negócio promissor investindo pouco
Muitos tipos de negócios não necessitam de grande capital inicial, podendo ser abertos com um investimento mais baixo. Como exemplo, pode-se citar as empresas digitais, que têm um custo relativamente mais baixo em comparação a outros empreendimentos tradicionais.
Um negócio digital é uma opção interessante para quem deseja investir com menor risco ou para quem não possui recursos financeiros. Então, independente do negócio que pretende investir com pouco dinheiro, a primeira etapa é fazer um planejamento eficaz para que não tenha surpresas com burocracias ou custos.
2- Faça um bom planejamento
Fundamental em qualquer etapa de um negócio, o planejamento no início da construção de um empreendimento, com um investimento baixo principalmente, é recomendado seguir sua jornada com pequenos passos planejados, crescendo constantemente. Um bom planejamento ajuda a aplicar seu dinheiro da melhor forma, diminuindo riscos e investindo no que trará resultados para a sua empresa.
Além disso, é necessário conhecer o seu público-alvo para ter um plano eficiente. Afinal, a sua proposta precisa estar o mais formada possível com o perfil de cliente que deseja atingir. Com isso, suas chances de vendas são maiores, evitando o gasto desnecessário com campanhas que podem não trazer resultados.
3- Escolha o digital
O crescimento do empreendedorismo no meio digital aumentou ainda mais durante a pandemia. O primeiro motivo que os empresários procuram as redes sociais para vender seus produtos ou serviços é por ser grátis. Por isso, apostar no marketing de conteúdo para oferecer suas propostas torna suas chances de crescimento orgânico ainda maiores.
4- Saiba correr riscos
Como dito acima, o planejamento te ajuda a correr riscos controlados, fator importante em qualquer etapa da empresa, principalmente no início. Com um menor investimento, é recomendado diminuir as chances de erro e não apostar os poucos recursos em algo duvidoso ou em estratégias incertas.
5- Procure um banco se necessário
Os bancos oferecem diversas opções de financiamento para quem deseja abrir seu próprio negócio. Claramente essa não deve ser a principal alternativa a ser considerada, se tiver um capital suficiente para iniciar um empreendimento, evite dívidas logo no começo. Porém, caso necessário, procure seu banco para a possibilidade de um financiamento, mesmo que baixo.
6- Sempre ofereça o melhor atendimento
Aproveite a abertura da empresa para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. Um dos maiores benefícios de um pequeno negócio é ter a chance de oferecer mais atenção ao consumidor, pois além de fidelizá-lo, consequentemente a recomendação pelo o que vende aumenta. Ou seja, quando bem tratados e satisfeitos com seu atendimento, recomendam sua empresa para conhecidos. Com isso, a sua base de fregueses cresce organicamente, sem que seja necessário um maior gasto para tal forma de divulgação.