×

Soluções e Segmentos


Preços e Planos Blog Fale Conosco

Informe seus dados para prosseguir.

Teste Grátis

Preencha o formulário abaixo com os seus dados, para começar o seu teste grátis.

Blog

empreendedorismo

Empreendedorismo não é só abrir uma empresa!

É claro que, para um empreendedor, abrir o seu negócio já é uma etapa importante a ser concluída. Mas, será que ter a sua loja/comércio física é o suficiente? Se esperava um sim como resposta, sinto informar que o empreendedorismo não é só abrir uma empresa. Inaugurar sua loja, por exemplo,  é apenas o início de uma jornada de muito trabalho. É extremamente importante desenvolver uma mentalidade empreendedora juntamente com o conhecimento que possam dar um empurrão nesta empreitada. 

Sabemos que os últimos meses não foram fáceis para ninguém, inclusive para quem empreende. Porém, por mais incrível que pareça, entre janeiro e setembro de 2020, os MEIs (microempreendedores individuais) cresceram quase 15%. Este dado mostra a necessidade dos brasileiros de empreender, ter seu próprio negócio para tentar conseguir trazer retornos financeiros, já que o desemprego aumentou drasticamente devido a pandemia do coronavírus.

O que é empreendedorismo?

No caso de pequenos empreendedores, ou seja, aqueles que estão entrando neste mundo, o empreendedorismo parte da construção de uma empresa a partir de ideias de negócio. Tem como objetivo a identificação da necessidade de mercado e planejar para suprir tal necessidade. Portanto, uma das metas a serem traçadas por um empreendedor, é encontrar uma oportunidade de negócio. Frisando que o Empreendedorismo não é só abrir uma empresa e pronto.

Então, pode-se dizer que o empreendedorismo é a capacidade e disposição para conceber, desenvolver e gerenciar uma empresa com o objetivo de criar um valor, ou melhor dizendo, gerar um impacto positivo, ou seja, quando um negócio se arrisca a explorar um novo desafio ou cria um produto/serviço inovador, está empreendendo.

Características de um empreendedor

O esperado é que tudo comece pela disciplina e dedicação, afinal, são características óbvias e fundamentais para quem deseja empreender. Existem aquelas pessoas que procuram o empreendedorismo porque acha que trabalha muito, ou pelo simples fato de não admitir receber ordens, se você é uma dessas pessoas, pense melhor antes de ir para o mundo empresarial.

Obviamente, no futuro, após seu negócio se consolidar será possível reduzir a carga horária de dedicação ao trabalho. Mas, no início será necessário bastante esforço para o lançamento do seu negócio, para assim, obter retorno sobre o investimento realizado.

Outras características são a paciência e o trabalho em equipe, essenciais para quem deseja ter funcionários, sócios e clientes. Não se esqueça que trabalhar com pessoas exige mais atenção e paciência.

05 dicas básicas para você começar a empreender

  1. Identifique suas necessidades

Para considerar uma ideia de negócio, o empreendedor precisa pesquisar se o que está planejando faz sentido para o seu público alvo. Pode ser que, na teoria, as ideias e planejamentos sejam boas, mas não terá um bom desempenho e o retorno esperado para o tipo de produto ou serviço escolhido. Por isso, não deixe de realizar uma pesquisa de mercado, é extremamente importante identificar as necessidades reais do seu público alvo.

  1. Estude a concorrência

No tópico anterior, foi citado a importância de um empreendedor identificar suas necessidades para que determinado lançamento tenha o retorno esperado. Entretanto, para que isso aconteça é preciso levar em conta quem são os seus concorrentes no mercado. A identificação de concorrência ajuda na criação de um diferencial competitivo na hora de oferecer um produto/serviço de qualidade e inovador aos clientes. 

  1. Onde vender meus produtos/serviços?

Definir os canais de vendas do seu negócio é fundamental para estabelecer estratégias que possam funcionar para cada canal. Com o novo tempo em que estamos vivendo, o mundo digital está sendo uma das formas mais procuradas por empreendedores para mostrar seu trabalho e conseguir um bom retorno. Então, desenvolva planos de ação para cada canal. Claro que não poderá utilizar a mesma estratégia de venda para o Instagram e Whatsapp por exemplo, por isso estabeleça um objetivo dentro do seu modelo de negócio e avalie os resultados de cada frente escolhida.

  1. Tenha o capital

O investimento que você irá fazer para abrir um negócio depende do tipo de empresa a ser aberta. Se você deseja iniciar um negócio online, por exemplo, o dinheiro desembolsado provavelmente será menor do que se fosse alugar uma loja física. Sendo assim, estabeleça o espaço que será do seu negócio, e depois consiga o capital que será investido.

  1. Desenvolva perfil empreendedor

Inaugurar um negócio envolve muita paciência e mão na massa, porém é necessário desenvolver algumas habilidades de um empresário, como liderança, trabalho em equipe e ouvinte. Essas características são muito importantes para que você e sua equipe tenham uma boa convivência e consequentemente, trazem melhores resultados para a empresa.