Tanto para empresas que trabalham com a venda de produtos, quanto as que trabalham com a produção, realizar uma reposição de estoque eficiente para evitar falhas e não perder oportunidades de venda, é essencial.
Mas, ao mesmo tempo, é necessário analisar a demanda para cada produto. Isso, pois determinados itens não necessitam de uma reposição tão imediata e podem vir a ficar parados na prateleira dependendo da quantidade armazenada. Assim, gerando um grande desperdício do capital que foi investido.
Portanto, uma reposição de estoque bem feita garante um melhor aproveitamento de recursos e ao mesmo tempo mantém as prateleiras sempre prontas para atender a demanda. Neste artigo vamos listar algumas estratégias de reposição de estoque para que você possa realizar este processo de uma forma equilibrada e não sofrer com a falta e nem com o excesso de produtos. Siga com a gente!
Quando for o momento de solicitar uma reposição no estoque, é preciso estar atento a alguns pontos. Isso também vale para saber quais produtos devem ter mais atenção em relação aos outros. Um desses pontos é o histórico de vendas da sua empresa, que deve ser analisado minuciosamente. Outro é a demanda de cada produto nos períodos analisados.
A partir dessa análise é possível se ter uma ideia a respeito de quais produtos devem ser repostos. Assim como qual deve ser de forma imediata e quais não necessitam de tanta urgência de reposição. Outro fator que deve ser levado em conta é o prazo. Sabendo quando um produto saiu do estoque e quando foi reposto também é importante. Inclusive para verificar prazos de entrega dos fornecedores.
É com a análise que tudo vai funcionar. A partir de uma análise dos histórico de vendas, é possível identificar padrões. Dessa forma, se pode realizar uma projeção futura da demanda, a partir dos produtos mais e menos vendidos.
Na previsão de demanda também é preciso considerar períodos de sazonalidade de mercado. Lojas de presentes, por exemplo, devem ficar atentas a datas comemorativas como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados, dentre outras. Esses são períodos em que certamente haverá uma maior demanda e os estoques devem ser repostos com uma maior agilidade.
Existem algumas ferramentas que trazem os relatórios sobre seus produtos. Uma delas é um sistema de controle de estoque, como o Gerenciador Eficaz. Ele gera os mais importantes relatórios sobre seus produtos de forma totalmente automatizada. Um desses relatórios é o de curva ABC . Ela classifica os seus itens dos mais aos menos vendidos e em relação aos que geraram um maior faturamento.
A partir do relatório de estoque mínimo, o sistema emite avisos em relação aos produtos que se encontram em uma quantidade abaixo do padrão e que estão em falta no estoque, indicando o momento certo para a reposição.
A definição do tempo de reposição de estoque vai depender muito do volume e frequência de vendas do seu negócio. Assim, se você tiver um volume de vendas padrão por um período, torna-se mais fácil a reposição de estoque desses produtos em intervalos definidos antes.
Já no caso de empresas que apresentam variações maiores de um mês para o outro, talvez a melhor alternativa seja formar parcerias com os fornecedores. Dessa forma é possível solicitar reposições de acordo com a necessidade e ter acesso a uma entrega mais ágil por parte desses fornecedores.
Para ambos os casos, é muito importante se preparar contra períodos de sazonalidade, que podem gerar um impacto positivo ou negativo nas vendas, de acordo com a situação. Podemos citar como exemplos de sazonalidades positivas, algumas datas comemorativas como dia dos pais e dia das mãe, que apresentam um grande aumento nas vendas do comércio varejista.
Já como situações negativas podemos citar o aumento da inflação, dentre outros fatores.
A velocidade de reposição também será influenciada diante destes e outros fatores sazonais de mercado. Afinal, de nada adianta manter o mesmo tempo de reposição em períodos de grandes quedas nas vendas ou então manter o intervalo padrão em períodos de aumento na demanda. É preciso adaptar as suas estratégias de reposição de acordo com o contexto e as necessidades da sua empresa para um determinado período.
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