×

Soluções e Segmentos


Preços e Planos Blog Fale Conosco

Informe seus dados para prosseguir.

Teste Grátis

Preencha o formulário abaixo com os seus dados, para começar o seu teste grátis.

Blog

Infelizmente, o Coronavírus não está afetando apenas as pessoas. Pequenas e grandes empresas ainda sofrem por causa da pandemia.
Em Empresas
15/01/2021

Pequenas e grandes empresas ainda sofrem por causa da pandemia!

Infelizmente, o Coronavírus não está afetando apenas as pessoas. Pequenas e grandes empresas ainda sofrem por causa da pandemia. O funcionamento de 5,3 milhões de micro e pequenas empresas mudou devido ao atual momento em que estamos vivenciando, o que equivale a 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades temporariamente.

Desde o início da pandemia, estamos vivendo em um “novo mundo”, e muitos empreendedores ainda lutam buscando formas de atuar para conseguir se reerguer e melhorar o seu desempenho. Segundo pesquisas, entre as empresas que continuaram funcionando, 41,9% realizam agora apenas entregas via atendimento online. Outros 41,2% estão trabalhando com horário reduzido, enquanto 21,6% estão realizando trabalho remoto, evitando aglomeração (melhor alternativa até o momento).

Por mais que as pequenas e grandes empresas ainda sofrem por causa da pandemia, os empresários estão encontrando maneiras para não deixar que o seu faturamento diminua e o funcionamento seja interrompido. Uma dessas alternativas foi implementar um rodízio de funcionários, opção adotada por 15,3% dos negócios. Já a implementação de um sistema de drive thru foi a alternativa para 5,9% delas.

Com a determinação do governo que levou à suspensão das atividades de 79% das empresas que deixaram de funcionar, agora estão correndo atrás do prejuízo. Os outros 21% decidiram parar por conta própria (para a segurança de todos os colaboradores).

Como anda a situação financeira das empresas?

As pesquisas já feitas pelo SEBRAE, também revelaram que a situação financeira da maioria das empresas (73,4%) já não estava das melhores antes mesmo da pandemia. Quase a metade dos empreendedores responderam que as finanças estavam razoáveis, enquanto 24,4% responderam que estavam ruins.

Por mais incrível que pareça, apenas 18,1% das empresas precisaram fazer demissões para manter a saúde financeira dos negócios, embora o custo com pessoal apareça entre os principais gastos. Em números, a média de demissões foi de três colaboradores após o início da crise. Por isso, tamanha é a importância de ter o controle financeiro do seu negócio.

Os empreendedores estão se reinventando com esta nova realidade?

Vários recursos digitais e aplicativos estão se tornando aliados de muitas empresas, principalmente os comércios em tempos de coronavírus. O investimento em tecnologia foi uma ideia para chamar a atenção dos clientes que não podem sair de casa, alternativa que não servirá apenas para a pandemia, e sim para o futuro, que está se tornando totalmente tecnológico.

“A demanda tende a voltar muito aos poucos, muito gradual, mas também o mercado está tendo muitos diferenciais para que esse mercado retome com um pouco mais de rapidez. Todo mundo está se reinventando para que o cliente possa fazer o seu negócio com tranquilidade”, diz empresário de uma concessionária do estado de SP.