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Em Administração
12/11/2020

Controle de Vendas

Por que uma empresa precisa de um controle de vendas?

Para quem não sabe, controle de vendas é o termo usado para definir uma sequência de ações quem organiza os processos comerciais. Se você ainda acha que apenas a área comercial deve se preocupar com isso, é melhor mudar de ideia o quanto antes. Vários setores de uma empresa interferem no controle de vendas, como por exemplo o administrativo e marketing.

Toda empresa comercial de bens de consumo ou de serviços tem como sua principal premissa o atendimento das necessidades do seu público consumidor. Assim como também quer ter o seu próprio crescimento de forma consistente.

Esses movimentos, tantos para os clientes, quanto para a empresa, estão baseados nas relações comerciais de vendas. Afinal, essa atividade é a que suporta a razão de ser do negócio. Ela que gera engajamento no mercado, bem como da provisão de recursos financeiros para a continuidade das operações.

Para que o Controle de Vendas possa ter um bom funcionamento, é preciso que essa estratégia seja estruturada:

  • Controle Financeiro;
  • Controle de Estoque;
  • Emissão de NF-e;
  • Diversificação dos meios de pagamento;
  • Relacionamento com o cliente.

Quais os benefícios do Controle de Vendas? Como aplicar no seu negócio?

Dentro de qualquer gestão comercial, o controle de vendas é a chave principal para alavancar o negócio, por estudar e propor melhorias no negócio e na logística de produtos e de materiais.

Com isso, podemos citar as principais vantagens de um controle de vendas:

  • Facilita a sua gestão financeira;
  • Aumenta o desempenho das suas equipes;
  • Simplifica o seu fluxo de caixa.

O Controle de Vendas interliga vários processos. O desempenho de cada um deles é o que influencia no crescimento de uma empresa. Para otimiza-lo, aplique as dicas abaixo:

  • Documente todas as vendas: um erro comum em muitas empresas é não documentar as vendas realizadas e as oportunidades perdidas. Isso parece simples, mas é a partir disso que você consegue entender as atitudes corretas e erradas que foram tomadas no processo de negociação.
  • Utilize ferramentas de gestão: algumas tarefas, se forem feitas manualmente, tomam um enorme tempo da rotina, não é mesmo? No caso de empresas menores, automatizar processos pode parecer algo desnecessário. Entretanto, com o passar do tempo, gerenciar processos e equipes manualmente transforma-se em um grande pesadelo, principalmente quando se trata do controle de vendas.
  • Crie um funil de vendas: o funil de vendas é o detalhamento da jornada do cliente. Esse caminho se inicia no primeiro contato de uma pessoa com a empresa, e é finalizado com a compra.
  • Preze pela fidelização: fidelizar um cliente está diretamente relacionado a como você vende, e não somente ao que você vende. Um cliente espera que a empresa compreenda a sua necessidade e ofereça algo para supri-la. Devido a isso, é importante conhecer o seu cliente, e entender o que ele precisa, para que a oferta esteja de acordo com as suas expectativas.
  • Sempre ofereça um produto competitivo: empresas são movidas pelo lucro e pelo giro de capital. Devido a isso, não é possível ignorar os custos e se basear exclusivamente nos concorrentes. Caso o valor do seu produto seja relativamente maior do que o da sua concorrência, é possível tornar o seu produto competitivo destacando diferenciais, por exemplo.

Dentre os principais controles que são essenciais dentro de uma empresa, o controle das suas vendas é um deles. Quando ele não é feito de forma eficiente, pode prejudicar a empresa de diversas formas. Um dos meios de realizar esse controle de maneira adequada é a partir de um sistema de gestão de empresas, como o Gerenciador Eficaz.

Com um sistema, é possível fazer todo o controle e organizar as suas vendas de forma automatizada e prática. Esse controle é totalmente integrado com seu financeiro, estoque, produção e fluxo de caixa. Além, de emitir suas notas fiscais eletrônicas.