Hoje iremos explicar como o Business Intelligence e o ERP se relacionam e como o uso em conjunto pode ajudar seu negócio a crescer.
Muitas micro e pequenas empresas têm visto oportunidades de crescimento em seus mercados. Entretanto, não possuem uma gestão que possibilite desfrutar um crescimento sólido e constante.
Estes são pilares da gestão muito amplamente aplicados em diversos cenários de negócios, mas trataremos do assunto sob um aspecto mais voltado para uma realidade mais abrangente dos negócios.
Business Intelligence é um termo em inglês que se traduz como: Inteligência empresarial ou até mesmo Inteligência de negócios.
Um termo bastante usado e conhecido para isso é “BI”, mas afinal, o que é essa tal inteligência de negócios? De forma abrangente envolve processos e métodos de coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados relevantes para o negócio.
Estes processos e métodos estão diretamente ligados a ferramentas e tecnologias, capazes de executar tais tarefas. Mas também um profissional que possua capacidade técnica para operar as ferramentas.
Entretanto, o mais importante é a habilidade de interpretar as informações em direcionamentos para a tomada de decisão. Assim, o uso de BI contribui para que as decisões não sejam “tiros dados no escuro”.
Sendo assim, é mais fácil entender o Business Intelligence olhando para o seu objetivo. Que é: fazer com que a empresa tome decisões corporativas mais assertivas. Com base em informações internas e externas. Assim, o direcionamento estratégico do negócio é construído sem depender da “tentativa e erro”.
Porém, a execução dos processos e o uso das ferramentas de BI, não podem ser encarados como uma solução infalível. Muito menos pelo fato de que o mais importante e valioso é a interpretação das informações e a transformação delas em direcionamentos estratégicos para a empresa.
Assim, a Inteligência de Negócios se torna muito importante no processo para aprimorar e melhorar o que foi implantado. O grande impacto e contribuição dela está na cultura da empresa.
Pois ela faz com que todas as decisões e ações sejam feitos com base em dados, e que estes sejam aperfeiçoados num ciclo virtuoso de aplicação, coleta, tratamento e análise de dados resultando em correções e ajustes no que foi implementado.
ERP é um tema muito trabalhado aqui no nosso blog, e se você quer aprender mais sobre o que é, como funciona um sistema ERP, clique aqui!
Mas de forma resumida, o ERP é um sistema de gestão integrado para auxiliar o gestor a melhorar os processos internos de um negócio. Assim gerir as diferentes atividades e áreas, ou setores como: vendas, finanças, produção e estoque, de uma forma integrada.
O foco do sistema ERP é trazer eficiência para a gestão, gerando diminuição de custos, agilidade nos processos, segurança, automação, etc.
É fato que não é fácil implementar tais sistemas e que é difícil escolher o que melhor serve ao seu negócio. Para isso temos uma matéria que trata dos principais erros ao contratar um sistema para sua empresa. Para ler é só clicar aqui!
É importante ressaltar as diferenças entre os dois na prática. Enquanto o ERP coleta dados como por exemplo: número de vendas, ou custos de um determinado produto; o BI utiliza esses dados para calcular o lucro do item, comparar com períodos anteriores e dizer como o mercado está aceitando este artigo.
Assim o gestor poderá tomar uma decisão estratégica de produzir de forma prioritária tal produto em detrimento de outro, ou até mesmo decidir o tipo de produto que irá lançar no mercado, ou extinguir.
Ele deve tomar estas decisões a partir de dados internos e externos. O uso de BI em conjunto com ERP auxilia em decisões voltadas aos aspectos internos do negócio.
E a cada ação é fundamental utilizar ambos para realizar os ajustes necessários e assim alcançar os melhores resultados possíveis.
Se a sua empresa procura um sistema ERP completo para sua gestão, nós temos o Gerenciador Eficaz. Ele irá integrar sua gestão através de soluções de: emissão de notas fiscais, controle de estoque, PDV, controle de produção, controle financeiro, controle de vendas e muito mais. Conheça melhor o Gerenciador Eficaz!
Além de tudo ele armazena todos os dados dos processos de forma organizada e integrada. Assim, juntamente com o BI você poderá tomar cada decisão de forma segura e eficiente e fazer os ajustes necessários. Combine seu Business Intelligence e ERP para tornar o crescimento do seu negócio muito mais constante.